Coletivo Olhares promove exposição sobre o Carnaval na Casa Solar

Bernardo Abbad

Coletivo Olhares promove exposição sobre o Carnaval na Casa Solar
“Baco” de Luciano Santos

A Casa Solar, espaço artístico de Santa Maria que reúne trabalhos de talentos do Grupo Olhares e artistas convidados, abre as atividades de 2023 com uma mostra temática sobre o Carnaval. Os artistas focam no universo das folias de momo e, cada um a sua maneira, re-interpretam a manifestação popular mais característica do Brasil e do mundo. A abertura da exposição Carnavália ocorre no dia 10 de fevereiro, das 19h às 22h. Depois, a mostra segue em exibição até 10 de março no local, e pode ser visitada, mediante agendamento, das 14h às 18h30min.Carnavália busca na alegria da festa debruçar-se sobre o ser brasileiro brincante que, na catarse do Carnaval, esquece dos dias cinzas para explodir em cores de folia. Participam da expsição os artistas Bibiana Silveira, Carmem Portugal, Cica Ereno, Dulce Centena, Fabiane Aires Helena Macedo, Helvia Schneider, Jane Zofoli, Luciano Santos, Marcia Binato, Marcio Flores e Marilene Nunes.

O artista visual e idealizador do Olhares, Luciano Santos, conta que, desde a inauguração da Casa Solar, o grupo ainda não havia parado para montar uma exposição própria:– E tem essa brincadeira de que o ano só começa depois do Carnaval, então a gente abre o ano da Casa Solar com essa exposição. Os membros do Olhares e convidados se debruçaram sobre o que cada um pensa e enxerga da festa do Carnaval, do deboche, brincadeira, alegria e traz esse baile visual para a Solar.

“Brincantes” de Marilene Nunes

O artista Márcio Flores levou a obra “Papillom” à exposição Carnavália, apresentando uma borboleta em transformação:– Ela abrange o tema que eu exploro na arte, que é a cultura e militância LGBT+. A obra remete aos antigos e tradicionais bailes de gala e de carnaval gay – explica.Conforme Luciano Santos, as expectativas da Casa Solar para o ano de 2023 são as melhores possíveis:– O grupo segue coeso, com agenda de exposições para o ano todo. Após o Carnaval, pretendemos implementar de vez os cursos livres com os artistas da casa.

SOBRE A CASA SOLAR

O Grupo Olhares surgiu em 2019 e, desde essa época, os artistas participantes sentiam a necessidade de um espaço físico para reuniões e encontros. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a ideia do espaço ficou para segundo plano e as atividades se limitaram ao ambiente online. A virada de chave ocorreu em 2022, quando o professor Carlos Alberto Badke convidou o coletivo para ocupar o térreo da casa Solar, na Rua Duque de Caxias, junto com ele. As reformas começaram ainda em agosto daquele ano e foram realizadas pelos próprios artistas, que possuem uma grande relação de amizade, além de forte ligação forte com a cidade de Santa Maria.

Agende-se

O quê – Abertura da Exposição “Carnavália” do Grupo Olhares

Quando – 10 de fevereiro, das 19h às 22h

Onde – Casa Solar, na Rua Venâncio Aires, 344, bairro

Quanto – De graça

Visitação – Até 10 de março, das 14h às 18h30min

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Árbitro de Santa Maria é agredido em jogo do Acesso e fica desacordado Anterior

Árbitro de Santa Maria é agredido em jogo do Acesso e fica desacordado

Seu gato pode sair na capa do Diário e ganhar presentes! Próximo

Seu gato pode sair na capa do Diário e ganhar presentes!

Geral